-
Arquitetos: Padovani Arquitetos
- Área: 900 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Evelyn Müller
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Residência JR, situado em um condomínio no município de Bragança Paulista (SP), teve origem no desejo de uma família de aproveitar seus finais de semana em meio à natureza, diante de uma paisagem serena e ampla, fora da agitada cidade de São Paulo. Partindo dessa premissa, a concepção da residência buscou atender o compromisso de criar um ambiente aconchegante que possibilitasse uma relação direta com a natureza e novas experiências sensíveis e afetivas à família.
Implantada na cota mais alta do terreno, com uma vista singular do horizonte, a casa se desenvolve sobre um extenso platô que se projeta para potencializar as vistas. Os volumes se apresentam ora em balanço, pousando e se estendendo sobre o terreno, ora com rasgos para enquadramento da paisagem, passando a sensação de infinitude e ao mesmo tempo de unidade e aconchego para a residência.
Uma rampa sinuosa e elegante possibilita o acesso ao volume principal da residência e desenha a fachada frontal junto ao paisagismo, proporcionando privacidade e, ao mesmo tempo, visibilidade ao revelar aos poucos a área social da casa.
A partir da premissa de integração entre natural e construído, o objetivo principal ao desenvolver a parte social da Residência JR foi abrir toda a área comum, dissolvendo os limites entre interior e exterior. Gourmet, piscina e salas se direcionam para a vista mais privilegiada do terreno, voltada para a frente do lote e para as incríveis perspectivas que compõem o vasto cenário da região.
A área comum se configura como um pátio central ao interligar o bloco de serviço de um lado, à toda a área íntima, do outro lado, reforçando a permeabilidade e a relação com o exterior. A separação dos volumes possibilita o suporte para a cobertura metálica que repousa levemente sobre os volumes, de modo a permitir que a luz natural permeie todos os ambientes centrais.
O bloco de serviço é composto por cozinha, despensa, área de serviço e área para funcionários, enquanto a área íntima compreende seis suítes, home e ateliê.
No interior, painéis brancos mimetizados permitem a separação e integração de ambientes como cozinha e home com a sala principal. Os tons claros e neutros dos mobiliários, que conversam com os painéis ripados em alumínio madeirado, transmitem leveza ao interior da residência permitindo que a natureza do entorno se revele com mais intensidade.
Já no exterior, os volumes apresentam empenas alongadas e revestidas com ripas de concreto, reforçando a horizontalidade do projeto e a relação com o exterior. Ainda, painéis metálicos permitem o movimento da fachada dos quartos, a passagem de luz e ventilação para a área íntima, possibilitando uma relação tanto de privacidade à família, quanto de conexão com a área social e a paisagem.
Ademais, a casa apresenta uma exclusiva área de jogos situada no pavimento inferior, com pista de skate e mesas de jogos. O uso do concreto aparente nesses ambientes, em especial na pista de skate, dialoga harmonicamente com os demais materiais do projeto. Outros espaços de descanso e lazer, como uma sala de música no térreo, sauna, vestiário e uma quadra de beach tennis, compõem a Residência JR e contribuem com o desejo da família de construir um refúgio para os fins de semana, em conexão com a ampla paisagem e natureza do local.